A importância do elogio

03-03-2018

No passado, dia 1 de março, foi o dia do elogio e quando pensamos em elogio pensamos logo em coisas boas e que nos trazem ânimo. Os elogios mexem com a nossa autoestima e esta tem um grande peso em tudo o que fazemos, agimos e até pensamos.

Não são apenas medicamentos, receitas ou até dietas que cuidam da nossa saúde, os elogios são algo que além de trazer benefícios para a nossa saúde psicológica traz também para o nosso físico. Quando o nosso psicológico está saudável e cheio de força automaticamente contagia o nosso físico e até a maneira que lidamos com a rotina.

O engraçado é que um elogio é algo tão básico e tão fácil, mas que tem inúmeras influencias, uma delas é a maneira que olhamos para nós e para os outros, quando temos uma perspetiva boa a nossa tendência é sermos pessoas alegres e com uma grande vontade de elogiarmos e cuidar dos outros nesse sentido, isso traz saúde e força, enquanto que se formos pessoas negativas, fechadas a dissermos coisas negativas aos outros vamos ser também pessoas negativas e sem alegria o que vai trazer um mau estar psicológico e emocional.

A falta de elogios pode trazer falta de confiança nas ações e trabalhos, uma pessoa que não tem por hábito ser elogiada quando tem ações boas rapidamente questiona os seus valores, mais uma vez deparamo-nos com a grande necessidade de sermos uns para os outros, de demonstrarmos e elogiarmos as pessoas ao nosso redor, ao fazermos isso vamos estar a ajudar a saúde deles e automaticamente a nossa.

Com isto chegamos á conclusão que um gesto tão pequeno aos nossos olhos como o elogio traz grandes coisas para a nossa vida!