Os benefícios da Erva de S. Roberto

08-05-2017

A erva de S. Roberto. Já ouviu falar?

Encontra-se em terrenos húmidos e zonas sombrias um pouco por todo o nosso país. Contém um óleo essencial (geraniol, citronelol, linalol, terpineol) com ação antisséptica, antiviral, anticancerígena e reguladora hormonal. Contém também taninos com ação regeneradora, adstringente e hemostática e flavonoides (rutina, derivados da quercetina e campferol) com ação antioxidante e estimulante do sistema imunitário. Os seus constituintes amargos (geraniína) têm propriedades digestivas. Esta erva inclui ainda ácidos fenólicos com ação anti-inflamatória.
Existem estudos científicos que já testaram os benefícios desta planta, por exemplo,
juntamente com outras plantas medicinais (ganoderma, codonopsis e angelica chinesa), a erva-de-são-roberto conseguiu diminuir a leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos) em 105 pacientes oncológicos a fazerem quimio ou radioterapia, de acordo com dados divulgados pela Phytotherapy Research, em 2009.

É recomendada em casos de problemas gastrointestinais, nomeadamente úlceras de estômago, azia, digestões difíceis e/ou diarreias. Pode ser utilizada também como um estimulante do sistema imunitário. É ainda coadjuvante em oncologia, principalmente no cancro do tubo digestivo.

Como não é uma planta muito comercializada e tem propriedades muito interessantes, desenvolvi um suplemento alimentar à base deste planta, sem conservantes quimicos nem artificiais. 

Podem passar na página do facebook da Natural by L para ficarem a conhecer o Ronatur, adoçado com mel e o Ronatur A, adoçado com geleia de agave, este último apto para vegans.